Exposição Deuses Que Dançam - saulolisboa

Deuses Que Dançam

Aqui estamos em meio a imagens que nos revelam um processo particular de transe, com imagens impregnadas de uma duração que incorpora os tremidos e borrados de uma passagem entre dois mundos.

O ensaio fotográfico Deuses Que Dançam foi realizado no decorrer de quase dois anos entre os anos de 2012 e 2013 no Terreiro de Nossa Senhora da Conceição - Axé Djedje Mahi, em Nova Iguaçu, RJ. As fotografias capturam o universo particular do transe vivido em festas ritualísticas, realizadas em homenagem à Orixás, onde, enquanto os seguidores cantam, dançam e entregam oferendas, os Orixás incorporam nos médiuns para participarem da festa e receberem as homenagens.

A exposição, exibida no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro, em Fevereiro de 2014, convidou os espectadores a mergulharem dentro das imagens para sentir ou ainda refletir sobre o etéreo, o espiritual, a incorporação, o estado de transe, como uma forma de representar este algo mais invisível e presente nas cerimônias.

O projeto tem curadoria do fotógrafo, professor e Doutorando em Artes Visuais pela PPGAV-UFRJ Mickele Petruccelli Pucarelli.

Clique aqui para ler o texto de apresentação do ensaio.



Powered by SmugMug Log In